Despertando a Luz das Cidades Inteligentes: Iluminação Pública em Foco
- A iluminação pública é extremamente necessária para o bem-estar da população. Ela é sinônimo de urbanidade, cidadania e segurança, funcionando como um passaporte para que todos os cidadãos possam circular à noite. A iluminação pública deve ser compatível com as cidades inteligentes, por meio de tecnologias eficientes energeticamente e que, ao mesmo tempo, ajudem na geração e gestão de dados dos municípios, por meio da internet das coisas.
- Segundo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o parque de iluminação pública no Brasil é estimado em 18 milhões de pontos de luz, representando cerca de 4,3% do consumo total de energia elétrica do país. Os gastos com essa infraestrutura comprometem entre 3% e 5% do orçamento dos municípios.
Segurança Alimentada por Luz
- A iluminação pública proporciona mais segurança nas vias públicas, inibindo ocorrências de criminalidade e acidentes de trânsito. Há estudos e pesquisas que comprovam essa relação entre iluminação pública e segurança, ou seja, quanto melhor o nível de iluminação, menor o índice de criminalidade.
- Podemos citar como um dos estudos mais relevantes o do Bureau Nacional de Pesquisa Econômica, dos Estados Unidos. O experimento, realizado com a polícia metropolitana de Nova York em 2016, incluiu pontos de luz extras em 40 ruas da cidade. Após seis meses, houve redução entre 36% a 60 % nos crimes ocorridos à noite nas vias que receberam reforço.
Horizontes Inteligentes com Tecnologias Luminosas
- A era da iluminação pública se reconfigura com as tecnologias emergentes, lideradas pelo LED e sistemas de Telegestão.
- O LED, como protagonista dessa mudança, oferece não apenas eficiência energética através da redução do consumo, mas também uma luminosidade aprimorada e qualidade de luz incomparável. A capacidade de retratar as cores reais dos objetos à noite revela uma realidade antes escondida, inundando nossas ruas com claridade.
- A Telegestão, por sua vez, automatiza esse panorama, possibilitando o controle e monitoramento em tempo real de todos os pontos luminosos. Além disso, abre caminho para a incorporação de serviços adicionais, como sensores meteorológicos, contadores de fluxo de veículos e dispositivos de medição de ruídos, entre outros.
- A Iluminação Pública, além de seu papel intrínseco, emerge como a pedra angular na construção das cidades inteligentes. Na RH Engenharia, compartilhamos a visão de um futuro luminoso, marcado por novas tecnologias aplicadas à iluminação pública. Nossa atuação no desenvolvimento de projetos em todo o país, integrando tecnologia LED e Telegestão, é um testemunho de nosso compromisso em iluminar os caminhos rumo à inovação.